Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

terça-feira, 14 de junho de 2011

Olavo Bilac

Eu gosto muito de ler, e a literatura brasileira é muito rica, mas um poeta que me encanta muito é o Olavo Bilac, os seu poemas são envolventes!

Biografia:
O poeta parnasiano Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac, nasceu no dia 16 de Janeiro de 1865, no Rio de Janeiro. Estudou Medicina e Direito, mas não concluiu nenhum dos dois cursos. Foi jornalista, funcionário público e inspetor escolar. Olavo Bilac foi um autêntico profissional das letras. Além de poemas líricos, escreveu crônicas, livros didáticos, textos publicitários, traduziu e escreveu versos infantis, organizou antologias escolares e deixou fama como autor humorístico. Sob o disfarce de mais de cinqüenta pseudônimos, colaborou intensamente na imprensa da época, com textos que fizeram rir ou esbravejar muita gente... Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, na cadeira 15, cujo patrono é Gonçalves Dias e é autor da letra do Hino à Bandeira e foi eleito “Príncipe dos poetas brasileiros” por seus contemporâneos. Foi um dos poetas mais combatidos pelos modernistas. Além de parnasiano, sua obra apresenta tonalidades românticas. Sua poesia amorosa e sensual expressa-se em versos vibrantes, plenos de emoção. Em sua última fase, Olavo Bilac revela-se mais interiorizado, questionando o sentido da vida e do mundo. No livro Alma inquieta, surgem poemas em que predomina o tom meditativo e melancólico, que será a tônica de seu último livro, Tarde, no qual é constante a preocupação com a morte e o sentido da vida. Ficou noivo de Amélia, irmã de Alberto de Oliveira, mas por imposição da família de Amélia, foi obrigado a romper o noivado e ficou solteiro até o fim da vida. Morreu aos 53 anos, no dia 28 de Dezembro de 1918, no Rio de Janeiro. Algumas de suas principais obras foram: Poesia (1888), dividida em “Panóplias”, “Sarças de fogo”, “Via Láctea” e a poesia infantil “Tarde”.

Depois de toda essa informação, aqui vai uma das poesias que eu mais gosto de autoria dele!

Delírio

Nua, mas para o amor não cabe o pejo
Na minha a sua boca eu comprimia.
E, em frêmitos carnais, ela dizia:
- Mais abaixo, meu bem, quero o teu beijo! 
 
Na inconsciência bruta do meu desejo
Fremente, a minha boca obedecia,
E os seus seios, tão rígidos mordia,
Fazendo-a arrepiar em doce arpejo.

Em suspiros de gozos infinitos
Disse-me ela, ainda quase em grito:
- Mais abaixo, meu bem! – num frenesi.

No seu ventre pousei a minha boca,
- Mais abaixo, meu bem! – disse ela, louca,
Moralistas, perdoai! Obedeci…
(Olavo Bilac)


Espero que tenham se deliciado com essa linda poesia! Instigante, não é?

domingo, 12 de junho de 2011

Dia dos Namorados! Como surgiu?

Surgiu na Europa!
O padre Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele casou-se secretamente, apesar da proibição do imperador. Tendo se recusado a renunciar ao Cristianismo, Valentim foi condenado à morte. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão.
Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pã (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.
Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Valantine´s Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.


E no Brasil como surgiu?
No Brasil, é comemorado em 12 de junho apartir de 1949, quando o publicitário João Dória trouxe a idéia do exterior e a apresentou aos comerciantes. Como junho é um mês de vendas baixas, eles decidiram comemorar a data nesse mês e ainda escolheram a véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro como o Dia dos Namorados.


Como vocês puderam perceber o Dia dos Namorados é simplesmente uma jogada de marketing para vender mais!
Mas fala sério, que mulher não gosta de ser paparicada?
Algumas tem o privilégio de ter um namorado carinhoso e atencioso, como eu, mas a maioria não, por isso temos a desculpa de cobrá-los, afinal, é o Dia dos Namorados, poxa!
Ai ai...
Namorar é bom demais!


E aqui vai uma homenagem ao meu amado!


Pessoal... não esqueçam de seguir meu blog, assim vocês o visualizarão com mais facilidade! ; P

sábado, 11 de junho de 2011

Greves! Até que enfim!



Esses dias tenho sentido muita felicidade e muito orgulho de algumas classes trabalhista...
Até que enfim estou sentido orgulho de ser brasileira! A situação do Brasil hoje em dia chegou num ponto que a única solução é a população se mobilizar e se organizar para melhores condições de vida!
Infelizmente, não há outro jeito!
Hoje de manhã, acordei, liguei minha TV, acordei feliz... Acordei batendo palmas para 439 bombeiros, heróis, que foram presos por reivindicarem seus direitos. Claro que eles não fizeram isso da maneira certa, afinal, violência só gera violência, fora isso, eles estão certíssimos! Poxa, eles arriscam a própria vida no trabalho! Acho que a população concorda que eles merecem! É contraditório que um estado como o Rio de Janeiro pague o menor salário aos bombeiros!


Mas não é só isso, no dia 31/05/11 começou uma greve de professores, eu sou professora e entendo bem os motivos, se formos pensar todos que são professores tem no mínimo um curso superior, em outras profissões como engenharia por exemplo (que também é um curso superior) a média de salário pra uma pessoa recém formada é em torno de 3 mil reais em diante enquanto de um professor do estado nessas mesmas condições é em torno de mil reais. Só queria entender o porquê disso, licenciatura é uma formação superior como todas as outras! Professor ainda tem que aguentar aluno mal educado e as vezes até violento, o governo tem que entender que a educação não é simplesmente mais um gasto, e sim um investimento, um investimento a longo prazo, esses alunos serão os futuros trabalhadores, a mão de obra especializada que o Brasil tanto precisa! Mas claro, não é conveniente para os políticos, quanto mais ignorante for a população mais fácil de ser manipulado, sou completamente a favor de que todos os políticos, absolutamente todos, tenham que por seus filhos, seus netos, enfim, todos os seu descendentes em escolas públicas, será que eles iriam investir mais na educação??? E se eles forem obrigados a frequentar hospitais públicos, será que eles iriam investir mais na saúde pública???
São muitas coisas erradas nesse Brasil, mas só com greves, manifestações, etc isso poderá mudar! Brasil, saia do comodismo!
GREVE NELES!

terça-feira, 7 de junho de 2011

The Simpsons



A pedidos hoje vou falar dos Simpsons... 
Homer considerado um “verdadeiro católico” pelo L’Osservatore Romano, jornal oficial do Vaticano. Para a Igreja, o desenho animado explora conceitos como família, comunidade, educação e religião de maneira ímpar. O jornal cita o fato de que Homer dorme durante os sermões de sua igreja local e inflige “humilhação sem fim” a seu vizinho evangélico, Ned Flanders, lembrando que sua família sempre reza antes das refeições e, além disso, crê na vida após a morte. “Os Simpsons é um dos poucos programas para crianças nos quais a fé cristã, religião e questões sobre Deus são temas recorrentes”, afirmou o jornal em um artigo intitulado “Homer e Bart [filho de Homer no desenho] são católicos”.


Quando foi criado:
Era a noite de 17 dezembro de 1989. Na TV americana, a recém-criada rede Fox estreava seu primeiro desenho animado em horário nobre. Parecia um desenho comum: uma família engraçadinha - mãe, pai e três filhos - se metia em encrencas nos preparativos para a noite de Natal. Até o nome da série soava como repetição de Os Flintstones ou de Os Jetsons... Mas o cheiro de passado sumiu logo nos primeiros minutos. Estava na cara amarela, nos olhos esbugalhados e nas mãos de quatro dedos que aquele desenho era diferente: quando Marge promete levar os pedidos de presente dos filhos ao Papai Noel, Bart diz que "só tem um gordo que nos traz presentes, e o nome dele não é Noel". Homer, o gordo em questão, rouba a árvore de Natal da família do meio de uma floresta. Para descolar uns trocos, o paizão imita o bom velhinho num shopping e deixa o filho emocionado: "Você deve mesmo nos amar para descer tão baixo!" O humor politicamente incorreto segue por meia hora, mas nem tudo é riso: há suspense, emoção e até um final feliz (é Natal, né, gente?) - mas sem lição de moral. Não era um desenho comum. Era a estréia de Os Simpsons, o desenho mais importante de todos os tempos.


Personagens:

MARGE
IDADE: 34 anos
CABELO: Azul nº 56
REVISTA PREFERIDA: Sponge and Vaccum ("Esponja e Aspirador")
FICHA MÉDICA: perda de cabelo por estresse
FUNDO DO POÇO: já foi viciada em jogos de azar
TOPO DO MUNDO: faz deliciosos petiscos de marshmallow e dorme sem roupa de vez em quando
HOMER
IDADE: 36 anos
PESO: entre 108 e 136 kg
BEBIDA PREFERIDA: cerveja Duff
FICHA MÉDICA: tripla ponte de safena, remoção de rim
FUNDO DO POÇO: encheu a cara e casou-se com uma vagabunda em Las Vegas
TOPO DO MUNDO: numa reunião do colegial, faturou vários troféus da turma, incluindo as categorias "maior ganho de peso", "maior perda de cabelo", "maior incremento de odor"
MAGGIE
IDADE: 1 ano
GUARDA-ROUPA: camisolinha azul
BRINQUEDO PREFERIDO: chupeta
FICHA MÉDICA: problemas de equilíbrio e dificuldades de fala
FUNDO DO POÇO: de vez em quando, bebe água do prato do cachorro
TOPO DO MUNDO: salvou Homer de um afogamento e atirou "por acidente" no sr. Burns quando ele tentou roubar seu pirulito
LISA
IDADE: 8 anos
MAQUIAGEM: nenhuma
BONECA PREFERIDA: Malibu Stacey
FICHA MÉDICA: carrega o fardo psicológico de ser o pilar moral da família
FUNDO DO POÇO: apaixonou-se por Nelson Muntz, o valentão da escola
TOPO DO MUNDO: em um episódio no futuro, aparece como presidente dos Estados Unidos
BART
IDADE: 10 anos
PENTEADO: 9 fios de cabelo espetados (pode contar!)
APRESENTADOR PREFERIDO: Krusty, o palhaço
FICHA MÉDICA: hematomas e ossos quebrados em manobras de skate; contraiu uma doença contagiosa e viveu brevemente numa bolha
FUNDO DO POÇO: vendeu a alma por 5 dólares
TOPO DO MUNDO: salvou o programa de Krusty, pôs Krusty na cadeia, tirou Krusty da cadeia, liderou uma rebelião no acampamento Krusty

Quem diria... Os Simpsons surgiram de um rabisco e hoje é considerado um dos melhores desenhos animados! 
Bom... é isso ai... Bya bye!